28 de set de 2007

AINDA TOMAREMOS UM CAFÉ JUNTOS


Um dia, um professor, diante da sua turma, sem dizer uma só palavra, pegou num frasco de vidro grande e vazio e começou a enchê-lo com bolas de golf.
Quando não cabiam mais, ele perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio e todos responderam que sim.
O professor, então, pegou num saco de berlindes e, ao chocalhar o frasco, estes iam entrando para os buracos vazios entre as bolas.
Quando não cabiam mais, ele perguntou aos estudantes se achavam que o frasco estava cheio e voltou a ouvir a mesma resposta.
Nesta altura, o professor despejou um saco de areia para dentro do frasco. Como é óbvio, a areia ocupou todo o espaço restante do frasco.
Quando não cabia mais, perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio e todos responderam que sim.
Foi então que o professor agarrou em dois copos de café e os entornou lá para dentro.
Agora sim, não havia mais espaço.
Os alunos desataram a rir!!!“Agora”, disse o professor enquanto as gargalhadas ainda se ouviam, “eu quero que vocês entendam que o frasco de vidro representa as nossas vidas.
As bolas de golf são as coisas mais importantes: a família, os amigos e a saúde e tudo o que vos é mais querido, de modo que se tudo o resto desaparecesse na vossa vida e só ficassem elas, a vossa vida continuava cheia!
Os berlindes são as outras coisas que preenchem a nossa vida e que também importam: o trabalho, a casa bonita, o carro novo,... A areia representa todas as pequenas coisas que ajudam a ocupar a nossa vida.
Mas, se tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, já não haveria espaço para as bolas de golf e para os berlindes.
O mesmo se passa com a nossa vida. Se gastarmos todo o tempo e energia com as pequenas coisas, nunca vamos ter espaço para as coisas que são verdadeiramente importantes para nós.
Prestem atenção às coisas que são essenciais à vossa felicidade: brinquem com os filhos, arranjem tempo para ir ao médico, talvez fazer um check-up, saiam para se divertir com a família e os amigos, dediquem algum tempo a vocês mesmos, procurem o conhecimento, pratiquem o vosso desporto favorito.... Tenham prioridades!
Vai haver sempre tempo para as outras coisas, mas ocupem-se das bolas de golf em primeiro lugar e, de seguida, dos berlindes.
Para o resto – a areia - vai sempre haver espaço.”Aqui, um aluno levantou-se e perguntou o que representava o café e o professor respondeu: “Ainda bem que perguntaste, pois o café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja a nossa vida, sempre haverá lugar para tomar café com um amigo.
(autor desconhecido)

2 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente maravilhosa esta tua ideia aproveitada da formação. Penso que é uma maneira muito gira de todos nós podermos vir aqui falar das nossas experiências no campo da saúde e em especial do voluntariado. Brevemente vou contar-vos como vai o meu voluntariado na associação Myos, Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica, da qual brevemente serei sócia e que agora faço parte como uma das pessoas com esta doenca crónica. Beijinhos a todos e parabéns por terem um bom coração, este planeta precisa muito de bons samaritanos. CC

Joana disse...

Olá!
Se quiserem mandar textos para publicar o e mail è aindatomaremosumcafejuntos@gmail.com - Força com o trababalho na associação!
Bjs
Joana